sábado, 6 de agosto de 2011

Como se escreve?

Mussarela ou Muçarela?

Um dos queijos mais consumidos e apreciados no Brasil, este queijo de origem italiana (originário das províncias de Salermo e Castela) tem gerado muita polêmica e confusão no tocante à sua correta grafia.A forma original em italiano é "mozzarella" sendo que este queijo foimozzarella introduzido no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Até 1860, não eram numerosos. De 1860 a 1890, primeiro ano republicano, desembarcaram 974 mil italianos no Brasil. A partir de sua chegada popularizou-se principalmente devido a seu emprego na culinária, tendo chegado em nossos tempos atuais como o queijo de maior consumo no país.

Quanto a sua pronúncia, a incorporação à nossa língua foi praticamente imediata o que levou também ao aportuguesamento do vocábulo e inclusão no idioma português.

Em resposta a Queijos no Brasil, a Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela, sendo outras formas de se escrever este vocábulo estão erradas. Bom, estaria tudo tranquilo não fosse apenas uma questão: a legislação que trata a respeito, que é o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo (Ministério da Agricultura e do Abastecimento) prevê, erroneamente, as formas muzzarella, mussarela e mussarella, sendo formas incorretas conforme a ABL.

Fato é que a forma "mussarela" é a grafia com maior identificação popular, sendo inclusive a forma que se encontra em grande parte dos rótulos encontrados no mercado. Correta perante a legislação do Ministério da Agricultura, esta forma (mussarela) não esta de acordo com as normas de ortografia da gramática da língua portuguesa. Acreditamos que a uniformização deste vocábulo deveria ser a resposta e solução para tantos erros e equívocos.

O Ministério da Agricultura deveria se adaptar as normas da Academia de Letras, incluindo o termo muçarela nas embalagens e, se adpatando assim a forma culta da língua portuguesa.